Translate

21/04/2010

Fatos Importantes sobre o Suicídio

Trabalhei por alguns anos como voluntária no Posto Samaritano (CVV) de minha cidade. E a meta principal nesse trabalho é a prevenção do suicídio.

Antes de se tornar voluntário num lugar assim, é preciso fazer um curso e ao final do mesmo o instrutor saberá se o voluntário estará apto ou não para desempenhar tão importante papel na valorização da vida.

Durante o curso, aprendemos muito. Posso dizer que ao término do mesmo, eu já me tornara uma nova pessoa.

Ao contrário do que muitos pensam (eu também me enquadrava entre esses), O provérbio "cão que ladra não morde" não existe em suicídio!!!
Pelo contrário, 90% de quem tenta, avisou antes.

Pessoas que estão planejando se matar SEMPRE comunicam esta intenção, direta ou indiretamente. 

A idéia de que "quem fala não faz" não é verdadeira no que diz respeito às tentativas de suicídio.
(Wally)


Vejamos alguns fatos estabelecidos por médicos psiquiatras que podem levar uma pessoa a pensar e/ou a cometer suicídio:

- pacientes com personalidade impulsiva
- ausência de convicção religiosa
- sentimento persistente de desesperança e pessimismo
- perda de status sócio-econômico: fracasso profissional ou falência financeira.
- fator desencadeante/estressante persistente
- transtornos de personalidade (histriônico, borderline etc.)
- transtorno bipolar: pode-se pensar no risco aumentado apenas na fase depressiva, mas o perfil impulsivo da fase maníaca traz cuidados particulares.

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...