Translate

17/05/2010

Variações da Acupuntura

A acupuntura tradicional envolve a introdução de agulhas em pontos de pressão específicos distribuídos pelo corpo. No entanto, existem diferentes variações dessa mesma técnica.
Alguns terapeutas adicionam calor ou estímulos elétricos para ampliar os efeitos do tratamento, enquanto outros substituem a pressão das agulhas por outras coisas.



A eletroacupuntura envia uma corrente elétrica através das agulhas para estimular os pontos de pressão durante a sessão.

.

A sonoacupuntura aplica ondas sonoras aos pontos de acupuntura. As vibrações estimulam pontos de pressão de maneira mais sutil do que as agulhas. 
A sonoacupuntura costuma ser combinada com a acupuntura.
.
A acupressão segue os mesmos princípios que a acupuntura, mas utiliza pressão em vez de agulhas. O terapeuta utiliza seus dedos para pressionar os pontos de pressão dos pacientes, e mantém essa pressão por alguns segundos.

A moxibustão utiliza o calor para estimular os pontos da acupuntura. 

O calor é gerado pela queima de uma erva chamada moxa, que vem da artemísia.
 
Há dois tipos de moxibustão: direta e indireta. Na moxibustão direta, um pedaço da erva, do tamanho de um grão de arroz, é colocado diretamente sobre a pele e queimado sobre um ponto da acupuntura. Como isso pode ser doloroso e deixar cicatrizes, vários praticantes preferem a moxibustão indireta, na qual o pedaço de moxa é embalado em um papel, aceso e mantido próximo à pele. Algumas vezes, a moxa é usada para embalar agulhas de acupuntura e acesa para adicionar estímulos extras ao tratamento de acupuntura.


Já o cupping faz com que sejam posicionados jarros ou xícaras aquecidas sobre a pele. A sucção puxa a pele para o interior dos jarros, criando um efeito semelhante ao vácuo e que estimula os pontos de acupuntura.
(fonte)
.

2 comentários:

Unknown disse...

agora me deu saudades da clinica onde eu trabalhava, minha chefe era acupunturista e aplicava acupuntura e moxa...ainda me lembro do cheiro...adoro acupuntura, ja me tratei varias vezes e tinha resultados super bons...

Unknown disse...

Eu faço auto-acupressura.
Os pontos sensíveis variam de tempo em tempo.
Mas a acupressão ajuda muito!!!

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...