Translate

07/06/2010

Tea Tree - Propriedades Terapêuticas

Em sua primeira viagem à Austrália, o capitão Cook fez um chá de sabor forte com folhas de tea tree, e mais tarde as utilizou para fazer cerveja. 
.
Posteriormente, essas mesmas folhas, e depois seu óleo essencial, seriam utilizadas para purificar água. Soldados e marinheiros australianos usavam o óleo essencial como um agente curativo para múltiplos fins, durante a Segunda Guerra Mundial. 
.
Hoje, o tea tree é usado em aromaterapia e em outros preparados.

Mas foi apenas recentemente que as empresas fabricantes de óleo essencial começaram a alardear as propriedades curativas do produto. Artigos em jornais médicos destacam sua capacidade de curar infecções bucais e seu uso primário é em produtos para infecções de gengiva e feridas ulceradas, sabonetes germicidas e desodorantes.
.
Existem diversas variações de tea tree, entre as quais a mais áspera cajeput (M. cajuputii) e a niaouli (M. viridiflora) preferidas para tratar infecções virais como a herpes. Também  existe um óleo de tea tree conhecido simplesmente como MQV (M. quinquenervia viridiflora). Ainda que seja mais caro, alguns aromaterapeutas preferem sua fragrância mais suave e doce. 
.
Principais componentes do tea tree: terpineol (de 30 a 40%), cineol, pinene, cimene e outros
.
O aroma do tea tree: adstringente, acre, com toques de cânfora e um cheiro medicinal, o aroma se assemelha ao do eucalipto. O óleo de má qualidade tem cheiro de borracha queimada. 
.
Propriedades terapêuticas do tea tree: antiinflamatório, antiviral, antibacteriano, antifungos; destrói infecções parasitárias, encoraja a cura de ferimentos, limpa  o congestionamento dos pulmões e vias respiratórias, estimula o sistema imunológico. 
.
Usos do tea tree: conhecido como "armarinho de remédios em uma garrafa", o tea tree é efetivo contra bactérias, fungos e vírus, e estimula o sistema imunológico. Use-o em compressas, pomadas, óleo de massagem e banhos para combater toda espécie de infecção, como herpes, herpes-zóster, catapora, candidíase, mal de casco, resfriados e problemas no  aparelho urinário. Estudos demonstram que a presença de sangue e pus das infecções só reforça os poderes anti-sépticos do tea tree.
.
Ele cura feridas, protege a pele contra queimaduras de radioterapia para câncer e encoraja a regeneração de tecido cicatrizado. O tea tree também trata assaduras, acne, feridas e picadas de inseto. Acrescente apenas uma gota aos banhos de lavagem de fraldas e louças, para eliminar bactérias. É um dos óleos anti-sépticos com menos capacidade irritante, mas isso varia de acordo com a espécie. Por isso, algumas pessoas o consideram ligeiramente irritante.
(how stuff works)

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...