Translate

10/06/2010

Benjoim - Propriedades Terapêuticas


É o tronco da alta árvore do benjoim, natural do Sudeste Asiático, que, quando cortado, verte uma deliciosa resina espessa que cheira a baunilha. Esse óleo essencial vem sendo usado desde a antigüidade em preparos de aromaterapia. Ele é usado em pomadas sólidas com cheiro de baunilha, esfregadas na pele para fins aromáticos e curativos.

Mercadores árabes levaram o benjoim a Grécia, Roma e Egito, onde o produto se tornou valioso como fixador em perfumes e misturas aromáticas - fins para o qual ainda continua em uso. Os cruzados levaram o benjoim à Europa para dar fragrância aos seus perfumes de aroma oriental. Os europeus davam muito valor ao benjoim por suas propriedades medicinais, além do aroma.

O benjoim é tipicamente vendido como absoluto, mas é tão espesso que pode ser difícil de remover da garrafa. Se isso acontecer, dilua-o em um pouco de álcool, por exemplo vodca, ou dissolva-o em óleo vegetal suave, que é fácil de aspergir. Um absoluto depurado em etilenoglicol também é vendido, mas os aromaterapeutas evitam os óleos e fragrâncias contidos nesse químico. Também se pode comprar benjoim em tintura de álcool em farmácias.

Principais componentes do benjoim: resina, ácido benzóico, vanilina, benzoato coniferil, feniletileno e álcool fenilpropílico. Há presença de ácido cinâmico apenas no benjoim de Sumatra.

O aroma do benjoimo produto tem um aroma doce e quente, parecido com o da baunilha, e é excelente fixador.

Propriedades terapêuticas do benjoim: antibacteriano, antifungos; cicatriza feridas infecciosas; combate inflamações, reduz os gases, a indigestão e o congestionamento pulmonar; melhora a circulação; antioxidante e desodorante.

Usos do benjoimefetivo contra vermelhidão, irritação ou coceira de pele, o uso mais popular do benjoim é como proteção à pele descascada e para promover a elasticidade da pele. Porque também é um forte conservante, acrescê-lo a preparados com óleos vegetais retarda sua oxidação e deterioração. 

O óleo essencial de benjoim também pode ser usado em bálsamos para o peito e óleos de massagem para doenças de sinos e pulmões (agite cerca de quatro gotas de óleo essencial por 10 mililitros de preparado), ou use a tintura do benjoim para produzir xaropes contra tosse. 
(fonte: Linha Vintage)

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...