Translate

10/06/2010

Um Sapato de 5500 Anos

Um sapato feito de couro, produzido há 5500 anos, foi encontrado em uma caverna da província de Vayotz Dzor, na Armênia, país do oeste asiático, por uma equipe internacional de arqueólogos. 

A peça, do período Calcolítico (3500 a. C.), é mil anos mais velha que as Pirâmides de Giza, no Egito, e tem 400 anos a mais o Stonehenge, no sul da Inglaterra, o que a torna o calçado de couro mais velho já encontrado pelos cientistas.

O sapato é feito de um só pedaço de couro e foi moldado para o seu usuário. Ele contém grama, mas os cientistas não souberam afirmar se a planta servia para aquecer os pés ou para manter o formato do calçado, que, nos padrões atuais, seria do tamanho 38. 

Segundo o arqueólgo chefe das pesquisas, Dr. Ron Pinhasi, da Universidade de Cork, na Irlanda, os cientistas ainda não sabem se o sapato pertenceu a um homem ou a uma mulher, já que ele poderia se encaixar no pé de um homem adulto daquela época.

A estabilidade e o clima seco da caverna permitiram a preservação do sapato e de vários outros objetos, como recipientes, que ainda continham trigo, cevada, damasco e algumas outras plantas comestíveis. Além disso, uma grossa camada de fezes de ovelha, que forram o chão da caverna, serviu como um selo protetor dos objetos.


Três exemplares foram retirados do sapato e enviados para estudos na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e na Universidade da Califórina, nos Estados Unidos.

As pesquisas e estudos foram financiados pela National Geographic Society, a Chitjian Foundation, a Gfoeller Foundation of US, a Steinmetz Family Foundation, a Boochever Foundation e a Cotsen Institute of Archaeology. (BBC)




1 comentários:

Guria Faceira disse...

olá
nossa que achado
mas ele é feioo pra caramba kkkkkkk
bjim

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...