Translate

30/07/2010

Pesadelos Crônicos & Terapia de Reversão de Imagens

- Em seu pesadelo recorrente, Emily Gurule, uma professora de 50 anos, se vê num carro em alta velocidade percorrendo as ruas de uma grande cidade, sempre perseguida por uma espécie de olho gigante. 
O médico que lhe atende Emily, Barry Krakow, não está interessado no significado do sonho. Ele simplesmente pede a ela que tente sonhar com outra coisa.
.
- Concentre-se e tente controlar seu sonho - diz Krakow, fundador da Clínica do Sono de Maimonides, em Albuquerque, e um dos principais especialistas dos EUA em pesadelos.
Emily tem êxito e, quando volta a sonhar, o carro antes preto agora se transformou num lento Cadillac branco, e ninguém mais a persegue.
.
A técnica do controle dos sonhos, usada enquanto os pacientes estão acordados, faz parte de uma metodologia maior de terapia de reversão de imagens, que Krakow ajudou a desenvolver.
.
A nova técnica está sendo usada para tratar um número crescente de pessoas acometidas por pesadelos crônicos. Sofrer desse tipo de sonho com frequência passou a ser considerado um distúrbio específico. 
.
E médicos como Krakow vêm reunindo provas de que esse tipo de terapia cognitiva pode ajudar a diminuir a frequência e a intensidade dos pesadelos. Em alguns casos foi possível eliminá-los completamente.
.
Essa linha de tratamento é polêmica. Alguns terapeutas, principalmente analistas que seguem as ideias de Carl Jung, dizem que mudar os pesadelos é nocivo porque os sonhos enviam mensagens cruciais para a mente consciente.
.
- Pesadelos são importante porque eles trazem questões para as quais não estamos atentos de forma contundente - diz Jane White-Lewis, especialista do Instituto Carl Jung, em Nova York.  

2 comentários:

Trading news disse...

Calma minha gente! Ser reacionário também é exagero. A TRI tem critérios para ser utilizada com sucesso. Realmente, apenas mudar o pesadelo com técnicas de visualização, acarreta numa renegação (trocar uma crença por outra), o que é um "bom método" de formação de neuroses.
PRIMEIRO é preciso psicanalisar o pesadelo. Revelar suas origens inconscientes, seus traumas originários, proporcionar a catarse e o insight. Então podemos prosseguir para a TRI, afim de fortalecer o EGO do analisando.

Unknown disse...

Obrigada pelo comentário, Dr. Henrique :)

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...