Translate

04/09/2010

Gatos Pretos & Alergia

Gatos nunca foram nem serão unanimidade: há um grupo que os odeia e outro que os ama. 
Mas, mesmo que você faça parte da turma apaixonada pelos bichanos, não terá como lutar contra este fato: eles são grandes causadores de alergias e afetam o dobro de pessoas quando comparados aos cachorros. 
.
O que provoca a alergia são proteínas encontradas no pelo, na urina e na saliva dos felinos, o que faz com que todos os gatos possam provocar reações alérgicas. 
.
Mas, superstições deixadas de lado, para alguns cientistas o maior vilão é mesmo o gato preto: quanto mais escura a pelagem, maior a probabilidade de ele causar alergias.
.
Um pequeno estudo com 300 pacientes alérgicos feito em 2000 mostrou que os donos de gatos mais escuros tinham de duas a quatro vezes mais a manifestação alérgica, de moderada a severa, do que as pessoas com gatos claros ou sem bichos em casa. 
.
A explicação seria maior concentração da proteína que causa a alergia. 
Um outro estudo mostrou que as fêmeas produzem menos substâncias alergênicas do que os gatos machos.
.
A associação entre a cor e a manifestação da alergia, no entanto, ainda não é conclusiva, explica Clifford W. Bassett, do Centro de Cuidados de Alergia e Asma de Nova York, autor do estudo. 
.
Um outro estudo publicado na revista "The Journal of Allergy and Clinical Immunology" tentou provar que a cor do gato teria pouca influência na produção dos fatores alergênicos. Bassett explicou que está preparando uma pesquisa maior para finalmente tirar as dúvidas.
.
Ele está selecionando pacientes com gatos para fazer vários testes. E recomenda que as pessoas com histórico de alergia evitem contato com os bichanos. 
.
Se não for possível, que tenham em casa o filtro Hepa (que segura o pelo do gato e não deixe que ele volte ao ambiente) e mantenham o animal longe dos quartos e dos banheiros.

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...