Translate

26/09/2010

Irritabilidade e Comportamento Briguento do Border


É típico do comportamento do border irritar-se com muita facilidade, sendo que muitas vezes os motivos são inexistentes ou incompreensíveis aos olhos dos outros.

E frequentemente os familiares ignoram a razão que leva um borderline a comportar-se tão agressivamente sem um motivo aparente.

É natural do paciente borderline criar situações conflitantes ou brigas desnecessárias que indicam um estilo de vida totalmente desorganizado e caótico.
.
Isso ocorre porque o indivíduo border se joga numa tentativa mal-orientada de extrair atenção e afeição sendo que as armas que ele usa para isso são a impulsividadeagressividade e comportamento manipulativo.

O borderline vive constantemente num caos emocional e como tal, deliberadamente levanta argumentos conflitantes sempre na tentativa de criar uma utópica proteção ao seu redor, sendo que muitas vezes para isso ele se isola.

Na esperança de conquistar a atenção de outrem e de tentar diminuir o vazio, a dor da alma e a tensão emocional, o border inconscientemente cria situações dramáticas a partir das quais possa expor toda sua agressividade e intolerância.

Depois, ao notar que está ferindo profundamente a pessoa envolvida, sente um misto de prazer e arrependimento.
Em seguida vem a frustração.
.
E então, sutilmente tenta agir como se nada houvesse acontecido.
Numa tentativa vã e frustrada tenta recriar o ambiente de antes da briga.
.
E como seu temperamento se altera drasticamente, o border não entende quando o outro (não-border) não consegue fazer as pazes de imediato.
.
E é então que o border se sente totalmente desamparado e muitas vezes acaba por se auto-agredir. 
Em suma, uma das definições mais adequadas para um border que já encontrei é a seguinte:

"Imagine uma pessoa que por algum erro constitucional nascesse sem pele: qualquer toque, por mais leve, provocaria dor e reação intensa. 
Assim é o borderline, o que lhe falta é a pele emocional."

Wally elsissy

1 comentários:

Srta Solidão disse...

Muito bom mesmo! Excelente!

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...