Translate

29/11/2010

Depressão Borderline

A esfera depressiva do borderline associa-se com suas condutas autodestrutivas, comportamentos impulsivos e dificuldades nas relações interpessoais. 

Da mesma forma, o borderline está sempre em busca de “novos investimentos numa procura constante do que nunca teve e se recusa a aceitar que nunca terá, ou seja, um amor incondicional por parte dos objetos primordiais”.

Trata-se, portanto, de uma depressão de abandono, pelo temor da perda, da solidão, da falta, do desamparo.

Nessa ótica, a literatura tem apontado que as famílias dos adolescentes com TPB também se caracterizam por um funcionamento dinâmico borderline, em que imperam as atuações, denotando um ambiente não responsivo e não protetor, com histórias familiares de abusos emocionais e negligências. 

Constituem-se como núcleos familiares caóticos e instáveis, com dificuldades na comunicação interpessoal e na esfera afetiva.

As consequências disso, dentre outras, seriam a diminuição na capacidade reflexiva, a falta de constância, e a construção de modalidades relacionais instáveis, marcadas por idealizações e frustrações constantes.

(fonte: Depressive experiences in inpatient with borderline personality disorder by Kenneth N. Levy)



1 comentários:

Anônimo disse...

ser borderline é ser jogado na vida a merce da propria sorte...é com estar num labirinto onde não existe saida...flavatms@hotmail.com

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...