Translate

06/12/2010

Carregando o Estigma do TPB

De acordo com o DSM-IV, um transtorno de personalidade é um padrão duradouro da prática interna e comportamento que desvia-se notadamente da expectativa da educação do indivíduo.

É difuso (falta precisão) e inflexível (improvável mudar), é estável por muito tempo, e conduz à aflição ou ao dano em relacionamentos interpessoais. 

A real definição de um transtorno de personalidade é que essa, causa a aflição para ambos, a pessoa que tem o transtorno e aqueles que interagem com ela. 

Uma vez que a descrição do TPB parece tão negativa, as pessoas diagnosticadas com TPB frequentemente sentem-se muito condenadas. 

É crucial ter em mente que o Transtorno de Personalidade Borderline e a pessoa que o tem não são a mesma coisa. 
O Transtorno de Personalidade Borderline é algo que as pessoas têm, não algo que são. 

Quando você está vivendo com alguém com TPB , entretanto, pode ser difícil separar o TPB da pessoa que sofre dele, embora você possa saber que eles não são a mesma coisa. 

Os Borderlines se recuperam. Os sintomas desagradáveis tais como o mau-humor, a raiva, e a auto-mutilação podem ser extremamente aliviados ou podem desaparecer com a medicação e a terapia certas. 

Finalmente, a única pessoa que pode controlar os pensamentos, os sentimentos, e os comportamentos da pessoa com TPB são os borderlines mesmos. 

Vir a ter uma compreensão equilibrada disso é vital para a recuperação deles – e a sua própria.

(fonte: trecho extraído do livro Stop Walking on Eggshells)

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...