Translate

27/12/2010

Medo, Impulsividade & Culpa Borderline

Em resposta a um comentário (leia aqui o comentário na íntegra)

"Quando o doente de Borderline justifica todas as suas acções com a doença e quando pára para reflectir, tem consciência de que seus actos não são razoáveis, mas seu coração (ou cérebro, ou alma, ou seja lá o que for) manda mais e impede a razão de tomar as rédeas...Como ajudar nesta luta interna?"
.
Eu acredito que a partir do momento que o border tem consciência de seu comportamento, ele está começando a progredir no tratamento.
.
E o que leva o borderline a agir impulsivamente (como mencionado acima)? 


O medo!!! É sempre o medo!! 
O medo da rejeição, o medo do abandono, o medo de não ser aceito, o medo de não ser capaz etc etc etc

Em outras palavras o medo leva à impulsividade que por sua vez leva à culpa (jogada em si próprio ou em outrem) 

Quando o border tenta usar o transtorno para justificar suas ações, é porque ele está tentando se proteger de alguma coisa, ou seja, ele pode estar utilizando assim, um mecanismo de defesa, engatilhado também pelo medo.

E quando o border culpa o cuidador pelo curso dos acontecimentos e se coloca em posição de vítima, ele assume tal atitude decorrente do medo de ser abandonado.

Clique no parágrafo abaixo para ler o depoimento de uma border (extraído do livro "stop walking on eggshells):


Ainda que expresse seu medo dessa forma ao cuidador (culpando o transtorno ou o próprio cuidador), internamente o border estará culpando a si próprio intensamente

Na verdade é muito comum o border se acusar por problemas que nem são culpa sua. É onde muitas vezes ele acaba recorrendo à auto-mutilação ou se  agredindo através do uso excessivo de bebidas alcoólicas entre outras coisas.
.
E como controlar esse medo? Bom, recentemente escrevi um post em: Dicas de Auto Controle que pode ser útil. E acredito que a terapia também exerça um papel fundamental para se conseguir tal controle. Tudo vai depender da intensidade do TPB na vida da pessoa.

Porém não há dúvidas que o border só aprenderá a controlar sua impulsividade quando aprender a dominar o seu medo!
Wally

5 comentários:

Carla Dias disse...

Obrigada.
Vai-me ser muito útil.
Já marquei com "estrela" na minha barra de marcadores,
Abraços fortes,
Carla

Unknown disse...

Às ordens, Carla!!!

Abraços e espero que sua semana seja calma!!

Beijos

Anônimo disse...

Eu tenho esse péssimo hábito, de culpar os outros pelas coisas que acontecem a mim. Me sinto horrível depois.
Wally obrigada sempre por trazer esses posts sobre Personalidade Borderline!

Unknown disse...

Imagine querida. Estou feliz por poder ajudar a esclarecer algumas coisas a respeito do comportamento borderline.

bjos

Mayra sendo Mayra disse...

Sou borderline e conheço poucas pessoas assim como eu, peço q vcs me add no msn e orkut.
MSN: pilhabipo_ma@hotmail.com
ORKUT: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=18236410100976741415

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...