Translate

08/02/2011

Democracia Chegando em Bangladesh

A Suprema Corte de Bangladesh está de PARABÉNS!!

A notícia a seguir é da BBC Brasil...

A Suprema Corte de Bangladesh proibiu que instituições de ensino e empresas obriguem os cidadãos do país a usar roupas religiosas.

A decisão foi tomada em um processo contra uma faculdade estatal no norte do país, que estava vetando a presença de mulheres sem véu no seu campus.

A Justiça também decidiu que mulheres não podem ser proibidas de participar em atividades culturais e esportivas. Bangladesh é um país de maioria muçulmana, onde a maior parte da população pratica uma versão moderada da religião.

O tribunal determinou que os trajes de estudantes ou trabalhadores – sejam eles religiosos ou não – são questão de decisão pessoal.

Em abril, a Suprema Corte havia determinado que escolas e faculdades não podem forçar mulheres a usar véus ou burqas.

"A diferença entre as duas decisões é que esta de hoje não se aplica apenas a mulheres, mas a homens também", disse à BBC Mahbub Shafique, um dos advogados que entrou com o processo na Justiça.

"Se qualquer traje religioso for imposto, isso será considerado ilegal."

No entanto, muitas pessoas em Bangladesh acreditam que fora da capital Dhaka, a decisão da Justiça será ignorada.

Nos últimos anos, as autoridades de Bangladesh estão tentando transformar o país em uma democracia secular, evitando que ele vire uma república islâmica, apesar da maioria muçulmana.

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...