Translate

18/03/2011

Reforço Intermitente Borderline

Digamos que você tenha um rato em uma caixa com uma alavanca. Você ensinou o rato a pressionar a alavanca. 

A cada quinta vez que a alavanca é pressionada, ele é recompensado com alguma comida. O rato rapidamente aprende a pressionar a alavanca cinco vezes para que possa reinvindicar sua recompensa. 

Mas se você parar de dar comida para o rato, ele rapidamente irá abandonar o exercício e voltará a fazer as coisas que os ratos fazem. 

Agora digamos que você intermitentemente reforça o rato com comida; isto é, você varia o horário da recompensa. Algumas vezes você recompensa o rato depois de duas pressionadas. Outras vezes você espera até a qüinquagésima pressionada. Você alterna o reforço de modo que ele nunca saiba quando esperar pela comida. 

Então, mais uma vez, você tira todas as bolinhas de comida. Mas o rato continua pressionando a alavanca. Ele a pressiona trinta vezes. Nada de comida. Ele pressiona mais um pouco. Ele pensa: “talvez o humano está esperando pela nonagésima nona pressionada dessa vez”. 

Quando um comportamento é intermitentemente reforçado, extinguir o comportamento leva muito mais tempo depois que a recompensa foi removida. O reforço intermitente pode funcionar de duas maneiras. 

Você é intermitentemente reforçado quando o border está de bom humor. Você não pode predizer quando isso ocorrerá de novo – mas você sabe que pode ser logo. 

O borderline pode também ser intermitentemente reforçado quando você ocasionalmente cede às suas exigências enquanto eles agem para fora ou para dentro. 

Molly diz: “Eu estou sendo surpreendido agora mesmo pelo comportamento charmoso de Sondra. Eu estou pensando: ‘Ah! Essa é a pessoa que eu costumava conhecer’. "Meu pensamento lógico me diz para não me reconciliar com ela. Mas minhas emoções estão dizendo outra coisa”. 

Se você se sente “viciado” no borderline apesar de ele lhe tratar duramente, considere se o reforço intermitente está fazendo parte do relacionamento.

(fonte: trecho extraído do livro Stop Walking on Eggshells)

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...