Translate

14/08/2012

A Psicanálise e Eu: O Mergulho no Inconsciente


"Como está a água?" perguntou o pai.
"Está gostosa", respondeu.
"Então, daqui pra frente,
quando você quiser saber alguma coisa, 
mergulhe nela".
(P.C)


Dizem que o mergulho nos conduz à exploração de um mundo desconhecido.

À medida que a distância da superfície da água aumenta, um novo mundo totalmente diferente do nosso se descortina.

E não é diferente com a (psic)análise.

E se, por um lado, me tem faltado ocasião de mergulhar nas profundas águas das costas brasileiras, não me tem sido negada a oportunidade de adentrar as águas agitadas do inconsciente.

Para um mergulho seguro, é necessário uma série de equipamentos que possibilitarão tranquilidade e confiança ao mergulhador. Da mesma forma, ao se fazer análise, é preciso fazer uso de certos recursos e macetes oferecidos pelo analista a fim de se realizar um mergulho seguro no autoconhecimento.

Quando o mergulhador se aventura nas águas do mar, ele não vê apenas peixes coloridos. Ele vê também algas e corais. E encontra ainda criaturas de aparência inamistosa. Quanto mais fundo ele mergulha, mais chance de encontrar coisas desconhecidas ele tem. Desde naufrágios históricos e  recifes imaculados até mistérios de criaturas jamais vistas.

É assim também com o mergulho para o autoconhecimento. Quanto mais se penetra no inconsciente, maior a possibilidade de se esbarrar em coisas inusitadas; coisas nem sempre bonitas, e muitas vezes, desagradáveis.

Mas o aprendizado não vem apenas do belo.
A arte está justamente em saber desenvolver-se, independente das circunstâncias.

O mergulho conecta o mergulhador com a natureza, oferecendo uma sensação de liberdade e transformação.
A (psic)análise conecta a pessoa consigo própria, liberta-a das “falsas verdades” que ela própria foi construindo (muitas vezes em sua própria defesa) e transforma para sempre a percepção que se tem da vida.  

Através da (psic)análise se ‘explora e descobre’ o inconsciente, e com esse conhecimento, é possível deixar de ser escravo dos próprios desejos.

Talvez tenha faltado eu dizer o mais importante: a segurança do mergulhador depende principalmente da orientação que ele obtem de seu instrutor. 

Igualmente, a (psic)análise é um mergulho seguro desde que você tenha um “instrutor” bem qualificado e  competente.

Lembre-se: "Quem não se conhece, não sabe do que é capaz!"
Wally

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...