Translate

08/09/2012

Neuroticismo vs Neurose

Neuroticismo é um termo que indica indivíduos que, no longo prazo, possuem uma maior tendência a um estado emocional negativo.

Pessoas com perfil neuroticista possuem maior inclinação aos estados depressivos – sofrem com sentimentos de culpa, inveja, raiva e ansiedade de forma mais acentuada – quando comparados a outros traços de personalidade.

Uma revisão recente sobre o tema, feita em conjunto pela National Health Service (NHS) do Reino Unido, National Institutes of Health (NIH), nos EUA e pela Associação Médica Americana, indica que pessoas com maiores níveis de neuroticismo também são mais sensíveis ao estresse ambiental e têm maior dificuldade em lidar com isso

Estes indivíduos podem perceber o dia a dia como uma situação descontrolada, ameaçadora e mesmo frustrações triviais são sentidas como problemáticas e desesperadoras.

Indivíduos neuroticistas (ou neuróticos) são mais concentrados em si mesmos e menos expansivos. Há também uma maior tendência a internalizar fobias e outras neuroses, como transtornos do pânico, negatividade e depressão.

Quando se fala de neuroticismo é interessante observar os níveis. Baixos níveis de neuroses são sinônimo de pessoas mais estaveis emocionalmente e que lidam melhor com o estresse. Estes indivíduos têm um humor mais constante, se mantêm mais calmos e dificilmente se tornam tensos e raivosos, comparados com pessoas com altos níveis de neuroticismo.

A diferença entre neurose e neuroticismo

As neuroses se referem a transtornos mentais que envolvem estresse, mas dentro de níveis normais sociais aceitáveis (ao contrário daqueles cujos sintomas envolvem alucinações, por exemplo). O indivíduo com neurose continua em contato com a realidade.

A neurose é relacionada com uma série de transtornos mentais. Já o neuroticismo é o estado, mesmo que latente, destas neuroses. Um indivíduo pode ter traços de neuroticismo sem necessariamente desenvolver por completo as neuroses.

As neuroses e o neuroticismo, entretanto, não interferem na habilidade ou funcionamento racional. 

Apesar de causarem impacto nos indivíduos, eles continuam – em casos leves e moderados – a racionalizar seus atos. Mas as neuroses causam grande estresse nos indivíduos e potencializam estresses ambientais.

A melhor forma de lidar com esse traço de personalidade que pode levar ao desenvolvimento de transtornos mentais é procurar um profissional de saúde mental e aprender a lidar com os pensamentos que têm tendência negativa.

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...